Saiba como funciona o mercado de ações no Brasil

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

funciona o mercado de ações

Para quem deseja fazer o dinheiro render, diversificar a carteira e ter melhores possibilidades de ganhos, o mercado de ações é bastante promissor. Ao mesmo tempo, ele envolve a renda variável e, com isso, não há garantias quanto aos recebimentos.

Encontrar o equilíbrio entre custos, oportunidades, rentabilidade e riscos é fundamental. Assim, dá para fazer escolhas bem embasadas e que realmente ajudem a sua atuação como investidor. Como conseguir tudo isso? Por meio do conhecimento!

Desse jeito, veja como funciona o mercado de ações no Brasil e entenda se essa é a melhor oportunidade para você!

Afinal, o que são ações?

Para começar do básico, é importante compreender que ações são títulos de empresas que correspondem a “pedaços” do empreendimento. Cada ação é uma fração do negócio e, com isso, adquiri-las é uma maneira de ter a possibilidade de participar de um estabelecimento e de ganhar com ele.

A rentabilidade no setor de capitais vem em duas formas: tanto pela participação nos lucros da organização escolhida, quanto pela compra e venda de papéis. Quando a venda acontece por um preço maior que o de compra, há rentabilidade.

Como funciona o mercado de ações no Brasil?

O setor acionário brasileiro está concentrado em uma bolsa de valores, que é a B3 — antiga Bovespa e BM&FBovespa.

A princípio, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode investir no mercado de ações brasileiro. Não é preciso ter qualificações especiais e o valor da aplicação mínima depende da quantidade e do valor do papel negociado.

Para que as ordens de compra e venda sejam feitas, o investidor deve abrir uma conta em uma corretora. Por meio da transferência de dinheiro, oferecerá ações ou poderá comprá-las. Para garantir a segurança, a instituição precisa ser autorizada pelo Conselho de Valores Imobiliários.

funciona o mercado de ações

O negócio é fechado quando as ordens de compra e venda com valores iguais se “encontram”. Atualmente, o ambiente é digital, descomplicado e pode ser controlado à distância.

Quais são as modalidades de investimento?

Além de entender como funciona o mercado de ações no Brasil, é fundamental compreender quais são as possibilidades.

Dá para comprar ações avulsas, em que você escolhe as empresas que receberão os recursos. Outra modalidade bem comum é o ETF de Ações, em que há uma espécie de fundo com as instituições de maior volume negociado na bolsa e que rende de acordo com a flutuação do Ibovespa.

Além disso, há a possibilidade de Day Trade. Nesse caso, a compra e a venda das ações acontecem no mesmo dia. São operações de curtíssimo prazo e risco elevado, mas que oferecem boas chances de rentabilidade.

Como aproveitar o máximo dessa possibilidade?

O conhecimento é, sem dúvidas, a principal base para ter sucesso na bolsa de valores. Com isso, saber como funciona o mercado de ações no Brasil é um passo importantíssimo.

Na sequência, é fundamental aprofundar-se no tema. Ler publicações sobre o assunto e realizar cursos é um jeito de descobrir quais são as estratégias, os riscos e os detalhes.

A experiência é outro fator determinante. Com a prática, é menos complexo conhecer e até prever o comportamento, o que leva a investimentos melhores.

Agora que você entende como funciona o mercado de ações brasileiro, considere se aprofundar no tema. Com um bom nível de conhecimento, é possível aproveitar oportunidades otimizadas no setor de capitais!

Restou alguma dúvida a respeito do funcionamento? Conte nos comentários e participe!

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×